segunda-feira, 11 de abril de 2011

Wonderful 9th April

                          

Inesperado. Posso definir este 9 de Abril de 2011 como inesperado. Tudo começou dia 27/03  quando deixei um email da ONE.org passar batido na minha caixa de email, então, meu primo Daniel me avisou do que se tratava, estavam selecionando voluntários para trabalhar no show do U2 em São Paulo, nos dias 9, 10 e 13. Eu sem muitas pretensões fui e me inscrevi, afinal, não custava nada né. Dois dias depois, recebo um email da Maura, organizadora dos ONErs no show de São Paulo. A princípio eu pensei que teria que passar por outra fase de seleção, mas não, eu já estava confirmado para o show de 9 de abril! Nesse momento o coração já estava saindo pela boca,  imediatamente ja entrei em sites de companias aeras para providenciar as minhas passagens para  São Paulo. Passagens compradas, e uma semana que demorava para terminar, a ansiedade tomando conta de mim, que até então não estava acreditando ainda que iria ser voluntário da ONE, e ver o show do U2 na integra. Depois de dias agonizantes, finalmente chegou o tão esperado 9 de Abril! O dia começou cedo pra mim, tive que acordar as 5:30 da manhã para ir para o aeroporto, meu voo saiu de Brasília as 7:15, e chegou em São Paulo as 9:00. Chegando em São Paulo, já recebi uma ligação de uma ONEr, era a Sandra Sorlino, que faz parte do fã clube do U2  chamado "Ultraviolet", ela logo me avisou que estaria indo para o Estádio Morumbi la pelas 10:30. Sem muito o que fazer, a não ser esperar mais ainda, tomei um café da manhã reforçado no aeroporto, e em seguida fui para o Morumbi. O movimento já era grande na parte da manhã, vendedores circulando sem parar, pessoas correndo para as filas, e os fãs pacientes que estavam desde terça-feira na fila contando as horas para o show começar. 












O clima era muito bom! Todas pessoas estavam alegres, animadas, alguns grupos se juntavam e cantávam musicas do U2 sem parar. Depois de dar algumas voltar aos arredores do Estádio Morumbi, fui para o portão 1, local onde a Maura pediu para que os ONErs encontrassem com ela as 12:00, porém, para garantir, combinamos de chegar la as 11:00 para não ter nenhum problema, e ninguém ficar de fora. Eu fui um dos primeiros a chegar, logo de cara já vi a Danielle esperando na frente do portão, e assim os ONErs foram chegando, e quando me dei conta, já estavam todos ali! O melhor do nosso grupo de voluntários, é que éramos todos muito diferentes, pessoas de todas as idades, de todos os lugares do Brasil, gente de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Piauí, entre outros. Como combinado, as 12:00 a Maura aparece no portão 1 chamando a gente para entrar e passar as instruções de como será o nosso dia. O acesso então era restrito apenas para as pessoas que estavam trabalhando no show, como voluntários, ganhamos a pulseira "WORKING" que nos dava livre acesso a qualquer lugar do estádio.

                        

Já com as pulseiras, a Maura começou então as devidas explicações sobre o que teríamos que fazer durante o dia. Os voluntários então ganharam uma camisa da ONE cada um, e um iPad para registrar novos membros na ONG ao longo do dia, era uma trabalho relativamente simples, porém foi cansativo.


A instrução foi simples, abordar as pessoas na fila, e cadastra-las como novos membros da ONE, sendo que, os 5 voluntários que cadastrassem mais membros iriam subir no palco, e as outras 7 vagas seriam sorteadas no final do dia. Combinamos também de voltar para o portão 1 as 15:00 (horário em que abriram os portões) para entrarmos no estádio, e cadastrarmos novos membros de la. Depois disso, estávamos prontos! Todos com suas devidas identificações, com seus iPads na mão, prontos para o trabalho, nos reunimos então para tirar uma foto dos 29 voluntários de 9 de Abril. 


Para cadastrar os então novos membros, criamos uma estratégia, iríamos abordar as pessoas em 2, assim, caso estivessem em um grupo grande, os dois voluntários conseguiriam membros novos, e iriam economizar tempo. Minha dupla foi o gaúcho Tiago Mari, que está no canto inferior esquerdo na foto acima. Seguimos então para a parte de fora do estádio novamente, seguindo por uma fila gigantesca e interminável. Ficamos nesta função das 13:00 até as 14:50, e então voltamos para o portão 1 para entrar no estádio. Após cadastrar novos membros dentro do estádio, teríamos que voltar para o portão 1 as 19:45 para então finalmente entrar para ver o show! Entramos no estádio, e então tivemos o nosso primeiro contato com a "aranha", um palco gigantesco, e impressionante! Fizemos então uma pausa para um rápido lanche, afinal, não tivemos tempo para comprar nada antes, pois a fila estava muito intensa e muito boa para conseguir assinaturas!


Nessa nossa pausa, parei para registrar o nosso "almoço" rápido. Alguns instantes após a foto, os portões foram abertos para o público, os fãs entraram correndo desesperados buscando um melhor lugar para assistir  o show, e em cerca de 10 minutos, a aranha ja estava rodeada de pessoas



Com um grande numero de pessoas circulando dentro do estádio, voltamos a aborda-las e convida-las a participar da ONE.org. O movimento foi tão intenso, que em poucos minutos consegui muitos novos membros


Neste momento eu estava com 127 novos membros já filiados, consegui terminar o dia com 210! Tendo livre acesso ao estádio inteiro, eu, Tiago e o Cesar que se juntou a nós, saímos pelas arquibancadas filiando mais pessoas, até que nos deparamos com uma situação um pouco chata, porém conseguimos tirar proveito dela. O estádio tinha apenas 1 banheiro feminino por andar, ou seja, a fila estava enorme! E como bons oportunistas que somos, e sabemos que as mulheres aderem a ONG's com mais facilidade, estávamos no lugar certo para cadastrar novos membros! Foi nesse momento em que disparamos filiando pessoas atrás de pessoas sem ouvir um "não" sequer. Certo tempo depois, quando o cansaço começou a bater, a gente decidiu aproveitar um pouco para descansar, e tirar algumas fotos do estádio. Eu é claro, não perdi a oportunidade de tirar uma foto com a aranha ao fundo


Após tirar algumas fotos e descansar, voltamos para a fila do banheiro para pegar mais algumas assinaturas, e quando vimos que o relógio já mostrava 19:30, saímos correndo para o portão 1. Chegando la, estavamos todos os 29 devolvendo os iPads, e ansiosos para saber quem seriam os felizardos que iriam subir no palco! Finalizando o dia com 210 membros inscritos, não consegui ser chamado, pois o 5 colocado filiou cerca de 270 membros! A minha chance então, era ser um dos 7 sorteados no papel. Também não consegui, porém meu grande parceiro do dia, o Tiago foi sorteado para subir ao palco! Apesar de não ser chamado não me desanimei, afinal, o Muse já estava começando o show de abertura. Neste momento ganhamos uma nova pulseira para ter acesso a área mais próxima do palco, ficamos em frente a Red Zone.


Este momento foi emocionante, entramos correndo pra dentro do estádio, com o Muse já tocando. Ver aquele palco em 360º todo iluminado foi incrível! 


Então, depois de tocar cerca de 5 musicas, o Muse saiu do palco, em seguida, o pessoal da organização do show limpou o palco inteiro em questão de minutos! O que nos restava agora era esperar. Estando a cerca de 2 ou 3 metros do palco, consegui ficar muito perto do rack de equipamentos da banda


O mais emocionante foi ver os equipamentos do The Edge na minha frente, tudo muito foda!


Então, estávamos nós de novo na mesma situação de antes, todos muito ansiosos esperando o show começar, dando voltas pra la e pra cá, acabei encontrando a Luana Piovani, que implorou para tirar uma foto comigo, e eu como uma pessoa educada, não pude recusar né, fazer o que


Logo depois de tirar a foto com ela, o relógio que estava fazendo a contagem regressiva para o início do show, contou meia-noite (o horário não era real, era apenas uma contagem regressiva sem lógica) e começou a se despedaçar, foi ai então que as luzes todas se apagaram, e o verdadeiro show iria começar de verdade! 


A banda abriu o show com "Even Better Than The Real Thing", tocou músicas antigas como "I Will Follow" e as que mais agitaram o pessoal que foram "Vertigo", "Elevation" e "City of Blinding Lights". Nós como voluntários conseguimos um lugar muito privilegiado no estádio, ficamos muito mas muito perto do palco mesmo.


Em alguns momentos, a ponte móvel parou na nossa frente. Em um desses momentos, o The Edge parou na minha frente e ficou tocando por um certo tempo, isso com certeza vai ficar marcado na minha vida para sempre, não consegui fotos muito boas do The Edge, mas uma pelo menos eu consegui salvar



Porém, pelo menos para os ONErs, os momentos mais marcantes da noite foi quando a banda tocou "Walk On", musica em que nossos amigos subiram no palco para nos representar, representar a nossa causa, representar tudo aquilo que fizemos durante o dia, ajudar a combater a pobreza extrema na África, ajudar a enviar vacinas contra a AIDS, pneumonia e diarréia, que são as doenças que mais matam crianças na África. Nosso amigo Guilherme conseguiu uma foto espetacular dele no palco nos representando


E logo em seguida tocaram "One", essa sim mexeu com todos os voluntários, todos emocionados, e muito, mas muito felizes de estarem ali naquele momento, e por terem feito a diferença para muitas pessoas na África! Logo mais, a banda tocou mais duas musicas, e fechou o show com "Moment of Surrender" que foi fantástica! 

Depois de um longo dia, de muito trabalho de baixo de sol, e dedicação de todos os ONErs, o show terminou, marcando assim a vida de cada um de nós, que com certeza nunca vai esquecer desta experiência MARAVILHOSA que vivenciamos neste 9 de Abril, que além de inesperado, defino como inacreditável!

Agradecimentos:
Primeiramente, gostaria de agradecer novamente ao meu excelente primo Daniel Frizon por ter me repassado o email da ONE me avisando sobre este serviço, sem ele nada disso seria possível!
A THANK YOU SO MUCH to Maura Daley, who selected me to be part of this amazing experience!
Um grande abraço ao meu companheiro do dia Tiago Mari, foi um IMENSO prazer te conhecer cara!
A Camila e Daniel, gostei muito de vocês, muito sucesso para vocês! E sim Camila, a ficha já caiu, e ainda estou sem palavras.
A Danielle e a Claudia, que aguentaram as minhas lágrimas de felicidade durante o show inteiro!
E a todos os outros ONErs que fizeram parte deste dia INACREDITÁVEL na minha vida!

www.ONE.org - Making Poverty History
Not looking for your money, looking for your voices.

4 comentários:

  1. Lucas parabéns pelo blog, vc expressou o que realmente sentimos naquele momento mágico, tudo foi perfeito, pena que não tivemos oportunidade de nos conhecermos melhor, mais gostei de tods agora nos estamos ligados pela mesma causa e amizade que ficou também,eu já faço trabalho voluntário, mais esta experiencia foi grandiosa para enriquecer as coisas que acredito que vai fazer nosso mundo melhor. Também percebi que tods do grupo em geral estavam engajados e fizemos tudo com muito amor. Não vou esquecer o momento que subi a rampa para o palco, com todas aquelas lanternas acesas,foi uma emoção sem igual, lindo lindo. Hoje é o ultimo show, já está deixando saudades.. amei o Blog.
    bjim.
    Elma Almeida

    ResponderExcluir
  2. adorei o seu relato, Lucas! concordo com a Elma, foi isso mesmo que todos nós sentimos! obrigada por partilhar sua emoção comigo! Foi um prazer enxugar as suas lágrimas, conte com meu abraço na próxima oportunidade! terei sempre saudades de você! beijo, claudia

    ResponderExcluir
  3. Lucas... Guri de Brasília:
    O prazer foi nosso em te conhecer. Ao lhe ver tão emocionado, acabei me emocionando também. Lembrei-me então de quando tinha 16 anos, lá em 98, e pude ver com meu querido pai um grande show pela primeira vez, e eram eles, os caras, na incrível turnê do POPMART. Treze anos se passaram e senti aquela emoção novamente. Bacana dividir tudo isso com os ONErs. Acho que criamos um laço... nunca vi um povo tão unido!
    Amei o blog. Já dá saudade de sábado...

    Abraços, Camila & Daniel
    PS: Agora que a ficha já caiu, quando quiser conhecer o interior de SP, nos dê um toque!

    ResponderExcluir
  4. É, gato... A ficha cair é difícil, né?
    Fui voluntária no dia 10 e foi sensacional!

    Foi muito cansativo, claro. Um dia inteiro em pé, sozinha, e ainda entrei muito tarde no estádio - todos já corríam na fila e pra eu cadastrar alguém estava muito complicado...

    Mas mesmo assim cadastrei um numerozinho simpático de membros (um pouco mais de 200)e sei que continuarei fazendo a minha parte!!

    No fim, tive a sorte de ser sorteada pra subir no palco e me emocionar com todo mundo (após as belas palavras de Bono) nos aplaudindo...!

    Nosso trabalho não terminou, e comento aqui em seu blog neste momento para compartilhar com você esta nossa felicidade imensa!

    Um beijão e tudo de bom sempre!

    ResponderExcluir